Carregando...
 
id da página: 320 CIBERESPAÇO
TERMOS E NOÇÕES — CIBERESPAÇO


É preciso não confundir web com ciberespaço. O termo "web", teia ou trama em português, guarda certa conotação com a fisicalidade de uma teia ou trama de circuitos e conexões, reunindo e ligando entre si todo um imenso conjunto de aparatos de informação e de comunicação. O ciberespaço, por sua vez, traz a conotação de um "espaço", no próprio termo, um tipo de "espaço antropológico" como muito bem definido por Pierre Lévy.

A profecia de uma “aldeia global”, conforme apregoada por MacLuhan, a partir das ideias originais de Harold Innis, merece ser repensada, nem que seja pela possibilidade que levanta de uma total unificação dos lugares pela “multiplicação e adensamento das redes” de comunicação, com evidentes implicações para a continuidade dos territórios, sob suas formas atuais. Do mesmo modo, sua afirmação de que “o meio é a mensagem” nos parece caracterizar o traço principal do ciberespaço: a virtualização da comunicação, pela progressiva condensação das qualidades da vida que a anima, na configuração tecnológica das redes. Este novo espaço antropológico, este novo meio informacional, onde podemos processar apenas formas de comunicação pré-programadas, estaria substancializando o princípio que nos vem da própria etimologia do verbo comunicar (ação de pôr em comum)? Ou, estaríamos construindo uma engrenagem de transmissão no sentido proposto por Debray? E, neste caso, transmissão em que direção?

Compartilhar

Notícias

Recomendamos o livro «Sobre a Essência da Informática», aos interessados em uma reflexão filosófica sobre a técnica, e em particular a informática. Para ler o livro é necessário o leitor Kindle, seja individual ou seja para PC, Mac ou IPAD. O livro pode ser comprado e baixado na: AMAZON e AMAZON BRASIL